quinta-feira, 8 de março de 2012

Relatório aula prática 01 mar.

Jogos de oposição - desequilibrio

Aquecimentos: A atividade começa com a turma fazendo um círculo e os alunos de mãos dadas. É colocado um arco que fica preso entre eles e deve ser passado pelo corpo para o próximo. Após foi adicionado mais arcos e os mesmos não poderiam encostar.
A segunda atividade foi de arcos espalhados no chão, sendo que, deveria ser reunido o número de pessoas dentro do arco citado pela professora, sem ninguém ficar de fora. depois de uma certa quantidade de alunos era necessário apenas colocar um membro dentro do arco. Progressivamente eram retirados os arcos somente restando um e fazendo a turma toda dividir o mesmo.

Alongamento: Foi iniciado com uma variação do Jo-ken-po. A atividade foi realizada em duplas um de frente para o outro com os pés alinhados um na frente do outro. A cada rodada do jo-ken-po, o vencedor colocava o pé da frente para trás, obrigando o colega a aumentar a distância entre os pés e realizando o alongamento dos membros inferiores na região posterior da coxa (isquiotibiais). A atividade termina quando um dos dois cair ou não conseguir alcançar.

Todas as atividades a seguir são realizadas em duplas.

Atividade 1: Cabo de guerra. Em pé, cada um segura no punho de seu colega e ao sinal da professora, o empurra para retirá-lo do seu território marcado.
Ações de ataque: Agarrar, Desequilibrar, Empurrar.
Ações de defesa: Resistir.

Atividade 2: Empurrar até a linha. Eram entrelaçados os dedos com o colega e deveriam empurrar o outro ao sinal da professora, até a margem do tatame onde foi delimitado o final do campo.
Ações de ataque: Empurrar.
Ações de defesa: Resistir

Atividade 3: Jacaré. Em quatro apoios (mãos e pés) em decúbito ventral de frente para o outro, os alunos deveriam puxar o braço um do outro, ao sinal da professora, para derrubá-lo.
Ações de ataque: Desequilibrar.
Ações de defesa: Esquivar, Resistir.

Atividade 4: Briga de galo. Agachados (na posição de cócoras), de frente para o outro, sendo objetivo derrubar o adversário.
Ações de ataque: Desequilibrar.
Ações de defesa: Resistir.

Atividade 5:Arco. Com um pé dentro do arco e outro fora, cada um deveria forçar o outro a sair do arco.
Ações de ataque: Desequilibrar.
Ações de defesa: Resistir.

Visão do grupo
As atividades aplicadas são extremamente lúdicas, proporcionando o desenvolvimento de cada indivíduo e o planejamento de técnicas para os mais diferentes combates propostos em aula, além que, se houver necessidade de adaptação é de maneira fácil de fazê-la.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Jogos de oposição - Atividades


- Rapidez e atenção
Picada de cobra: esta atividade se assemelha ao pega-pega, porém quando alguém for tocado deverá continuar fugindo segurando o local tocado seja ele ombro, costas, perna, cabeça, etc. No segundo toque o fugitivo deverá continuar correndo com a outra mão no segundo local tocado e manter a mão no primeiro local tocado, se sofrer o terceiro toque também passará a ser pegador. Exemplo: o pegador tocou a cabeça do fugitivo, então o fugitivo continua a correr com a mão na cabeça, o pegador toca novamente o fugitivo só que na perna, então agora o fugitivo irá correr com uma mão na cabeça e a outra na perna.
Ações de ataque: Tocar.
Ações de defesa: Esquivar.

- Conquista de objeto
            Conquista: O objetivo é entrar com campo adversário, pegar a bandeira e voltar para o seu campo sem ser colado. Quem for colado no campo adversário deve ficar imóvel até que outro colega o salve. Para salvar o colega deve derrubá-lo no chão.
            Ações de ataque: Tocar
            Ações de defesa: Esquivar

- Conquista de território
            Futebol americano: é dividido em duas equipes em que uma terá um objeto para levar ao lado oposto. O time deve ajudá-lo a chegar lá impedindo que o time oposto roube o objeto. Não pode ser passado para outro aluno.
            Ações de ataque: Agarrar, desequilibrar, reter, imobilizar.
Ações de defesa: Esquivar, livrar.

- Desequilibrar
            Mãe baleia: é dividido em dois grupos e uma pessoa fica no meio. O professor dá a ordem e os grupos mudam de lado, a pessoa do meio deve derrubar quantas pessoas ela conseguir. Quem for derrubado deve ajudar até todos serem pegos.
            Ações de ataque: Agarrar e desequilibrar.
            Ações de defesa: Esquivar e livrar.

- Reter/ Imobilizar/ Livrar
            Contenção: é realizado em dupla em que um dos alunos deverá segurar o oponente durante 1 minuto para que o aluno que ataca não chegue até o final. Depois inverte as posições de quem ataca e defende.
            Ações de ataque: Desequilibrar
            Ações de defesa: Resistir

 - Combate
            Luta do arco: é realizado em dupla onde cada aluno dentro de um arco. Deve-se retirar o oponente de dentro do arco apenas utilizando um braço. Quando um tocar fora do arco ou cair perde a disputa.
            Ações de ataque: Agarrar, tocar, desequilibrar.
            Ações de defesa: Resistir, esquivar.