domingo, 17 de junho de 2012

Relatório aula prática 17 mai.

A aula prática do dia foi direcionada em um caráter mais tecnicista

Aquecimento
Em fila, os alunos deveriam se movimentar pela sala em várias direções comandados pelo líder da fila. Ao comando da professora, o líder deveria se agachar para que os outros pulem, deitar no chão, etc. Enquanto  isso, o segundo vira o líder e vai conduzindo o resto da turma até o próximo sinal da professora que iria fazer o mesmo comando até passar por todos.

Um dos alunos foi requisitado para comandar o alongamento.

Parte principal

Chutes do Karate

Foram realizados dois chutes básicos: a turma na formação de tabuleiro.
- Mawashi Geri (chute circular, bastante famoso por Chuck Norris utilizá-lo)
- Ura Mawashi Geri (é executado com movimento inverso ao da técnica regular, isto é, o pé descreve um círculo voltado para fora)

O mawashi geri partindo da posição base do karate com as pernas semiflexionadas, uma a frente da linha do quadril e outra atrás, com o tronco voltado para frente, flexionando o joelho e elevando lateralmente sendo a primeira parte do ensino pedagógico do golpe.





Prosseguindo, deverá ser feita a rotação do quadril para o lado oposto a da perna que foi levantada e a extensão da perna, utilizando o peito do pé para acertar o alvo. Finalizando o movimento, o corpo deve-se voltar a posição inicial.












O Ura Mawashi Geri tem o mesmo princípio do Mawashi Geri só que a perna realiza uma flexão para acertar o alvo com a sola do pé.



Após ensinar os dois golpes, foram formadas duplas e cada uma com um aparador para ser praticados os chutes com ambas as pernas e ambos os alunos da dupla.

Na próxima atividade, a professora ensinou o kata básico do karate, Heian Shodan, o kata da paz para a turma toda. O kata é um conjunto de movimentos de ataque e defesa em uma luta imaginária, podendo ser praticando individualmente ou em equipe.
A atividade para os alunos foi de criar um kata com nome e alguns movimentos do karate e utilizar da criatividade nos mesmos.


Relatório aula prática 31 mai.

Ataque e Defesa do Karate

A professora deu início à aula, relembrando os conteúdos trabalhados nas aulas anteriores, e foi discutido como construir o plano de aula utilizando a concepção crítica superadora.

Para o aquecimento, foi realizada a brincadeira mãe-cola, no entanto as regras eram diferentes:
Um aluno é escolhido para ser o “pegador”, e para ser descolado, outro colega deve tocar em quem foi pego, com um movimento de defesa. Por exemplo: o pegador cola o colega com um soco frontal, e esse deve ser descolado com uma defesa alta. As formas de colar e descolar foram modificados pelos alunos que dava sugestões utilizando os golpes e posições que já aprenderam.
Após a brincadeira sentamos em círculo, para discutir as possibilidades que poderiam ser utilizadas na escola, e realizamos outra atividade relacionada a história do Karate.

Realizamos um alongamento, coordenado por um dos alunos a pedido da professora. Relembramos também o kata Heian Shodan, o primeiro kata da paz, que havíamos realizados a duas aulas.
Toque o Objeto:
Em círculo, a professora numera os alunos de 1 a 4, cada numero deveria gravar uma palavra: alunos com número 1, deveriam guardar a palavra “Funakoshi”, alunos com número 2, deveriam guardar a palavra “Okinawa”, e os alunos com numero 3, a palavra “Karate” e alunos com número 4, a palavra "Japão". No meio do circulo fica um objeto, no caso, uma blusa. A professora começa a contar a história do Karate, e cada vez que diz uma das palavras, os alunos com essas respectivas, devem tocar o objeto no meio do círculo e retornar ao seu lugar.
Após o fim da história, a professora indagou os alunos sobre os fatos contados, a fim de fazê-los perceber como as crianças na escola podem aprender mesmo sem que percebam.