sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Capoeira - aula prática 24 ago.

Para a aula do dia, a professora Keith convidou um professor especializado na área de capoeira para ministrar a aula.

Primeiramente, o professor relembrou alguns conceitos já falados pela professora Keith em suas aulas anteriores como esquivas, meia-lua, meia-lua com armada, martelo, etc. e principalmente a importância da ginga na capoeira. Após isso, realizou alguns desses movimentos novamente com a turma.

Após isso, o professor atravessou um elástico por toda a sala em uma altura média. Os alunos deveriam realizar o movimento de meia-lua com armada por cima do elástico de um lado a outro da sala. A utilização desta prática veio do boxe, porém, fazendo a passagem por cima e não por baixo.
Ele ressalta a importância de utilizar um elástico pois não há grande risco de se machucar utilizando este material, diferente da corda que se o aluno errar o movimento, ele pode se enrroscar e eventualmente se machucar.

Em seguida, foi ensinado o golpe da meia-lua de compasso e rabo de arraia.



O professor ressalta que o princípio da roda, é a importância de demonstrar que todos ali são iguais, indiferentemente de quem presente e todos estão ali para aprender.

Uma das mais importantes partes da aula é a importância da capoeira ser difundida nas escolas e superar o preconceito que ainda existe com ela, apesar de ser legalizada, diferente de épocas anteriores em nosso país.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Capoeira - Aula prática 10 ago.

A aula foi ministrada e orientada pela Prof. Ms. Keith Sato Urbinati.

O tema da aula apresentada foi voltado para uma arte-luta nacional: a capoeira.

Aquecimento:
A atividade inicia-se com uma brincadeira denominada "Capitão do Mato". Esta atividade assemelha-se muito ao mãe-cola, porém, com algumas alterações. Um aluno escolhido para ser o Capitão do mato para ser o pegador e ao sinal da professora os outros devem fugir. Quando um dos alunos é pego, ele deve ficar em posição de cócoras (cocorinha) e o colega para descolar deve realizar uma meia lua passando por cima de quem foi pego.
A professora realizou uma alteração na atividade. Agora para descolar o colega o aluno deve realizar uma meia lua, ficar de costas e depois bater na mão do colega abaixado.
A última variação da atividade foi realizar agora por cima do aluno pego, uma meia lua com armada.





Posteriormente, a professora requisitou o auxílio de um aluno para a realização do alongamento.

Atividade Principal:
Com uma corda, a professora pediu para os alunos desenharem um triângulo com ela. Feito isso, deveriam posicionar os pés nas extremidades da base do triângulo os mantendo paralelos. O movimento a ser realizado era colocar um dos pés no ápice do triângulo, outro pé fixo no lugar e logo após isso retornar com os pés paralelos. Depois o movimento era inverso. Em um movimento contínuo requisitado pela professora, o movimento criado foi a ginga, um elemento fundamental da prática da capoeira.
Ginga

 
Com a ginga foi adicionado mais um golpe na aula: a
bênção. Em três tempos da ginga, os alunos deveriam realizar uma bênção e depois com a outra perna. Logo em seguida os alunos deveriam realizar a meia-lua associada com a ginga com a perna direita e esquerda sucessivamente.






Bênção
 Cocorinha

Com o aprendizado dos movimentos, os alunos aprenderam uma posição de esquiva, também utilizado como defesa dos golpes que é a cocorinha, alternando a mão esquerda e a mão direita como apoio no chão.

A professora requere que os alunos formem duplas e pratiquem entre si os movimentos aprendidos na aula sem contato físico. Para isso, um dos alunos da dupla irá somente defender/esquivar e outro atacar, em seguida, as posições invertem na atividade.

A última atividade proposta é o "". Os alunos ficaram em formação de tabuleiro em duas linhas pela falta de espaço. Com uma utilização de progressão pedagógica, o primeiro foi chamado de "aú bebê", com uma das pernas a frente e as mãos voltadas para o lado da perna a frente, apoia-se a mão mais próxima da perna no chão e logo após a outra mão e impulsiona as pernas para o alto mas ainda sairam pouco do chão. Como o movimento é realizado em quatro tempos, foi utilizado a palavra "Chocolate", um para cada movimento. "Cho" para a perna "co" para uma mão "la" para outra mão e "te" para impulsionar as pernas. Quando foi requisitado novamente o movimento, foi realizado de forma mais rápida e uma maior impulsão nas pernas para jogá-las para cima. E por último, a professora pediu para quem conseguisse estender as pernas. Também foram desafiados os alunos para realizar o Aú associado a ginga.



Ao final da aula a professora realizou um feedback.