sábado, 1 de setembro de 2012

Plano de aula III - capoeira

EDUCAÇÃO FÍSICA

Ciclo II – Segunda Etapa 7º e 8º anos do Ensino Fundamental de nove anos


Tema: Movimentos de ataque, defesa e floreio
Tempo: 45 min.

Objetivo Geral: apresentar aos alunos os movimentos da capoeira, evidenciando a sua importância cultural e de aprendizado na escola.


Conhecimentos prévios dos estudantes: domínio das ações motoras de locomoção e equilíbrio.
Objetivos Específicos

- Vivenciar e reconhecer as possibilidades dos elementos técnicos de ataque, defesas e floreios da cultura corporal da capoeira.

- Aplicar os conhecimentos adquiridos da arte-luta brasileira.

- Resgatar o valor histórico-social a partir da prática.

Conteúdos

Prática de movimentos de ataque, defesa e floreio em uma forma lúdica e demonstrando o contexto histórico.

Procedimentos Metodológicos

Introdução (10 min.):
É divida a sala em dois grupos, um grupo é a delegação portuguesa que leva suprimentos para a cidade e o outro grupo é dos escravos que vivem no quilombo. Os suprimentos vão ser representados por fitas (ou outro material) colocados na cintura e quando o professor dar o sinal os escravos tem que roubar as fitas da cintura dos portugueses o mais rápido possível. Quem perde a fita vira escravo e tenta roubar a fita dos restantes. Acaba a atividade quando todos os portuguesses perderem as fitas.

Parte principal (20 min):
Movimento de ataque. Meia-lua
Partindo da ginga o aluno irá parar com os pés paralelos e fazer o movimento da meia lua e retornar com o pé para trás da linha do corpo. Depois será feito a meia lua com o pé partindo de trás da linha do corpo, sempre prestando atenção nos braços, pois, o braço fará a proteção e equilíbrio.

Movimento de defesa: Esquiva lateral
Partindo da ginga o aluno irá flexionar as pernas flexionar o quadril lateralmente e colocar o braço em frente ao rosto. O braço que fica atrás fica estendido atrás do tronco.

Movimento de floreio: Chapéu de couro
Em pé, o aluno irá fazer o movimento como estivesse indo sentar, no meio do caminho, irá cruzar as pernas e apoiar uma mão atrás da linha da cabeça para dar apoio e impulsionando com as pernas o corpo para passar por cima do mesmo. No meio do giro colocará a outra mão para ajudar no equilíbrio.

Volta á calma (10 min):
O professor organiza uma roda para gingar um pouco de capoeira mostrando os golpes ensinados em aula e caso saiba mais alguns ou tenha alguém na sala que saiba outros movimentos também demonstrar para os outros alunos.

Feed back (5 min.)
Ver se houve desenvolvimento a partir das ações motoras de ataque e defesa.

Materiais:

Som

Referências 
RIBEIRO,Carlos e RIBEIRO,Marcos. http://issuu.com/pardalcapoeira/docs/atividades-ludicas-para-vivenciar-a-capoeira---car#download Atividades ludicas para vivenciar a capoeira.


Plano de aula II - capoeira

EDUCAÇÃO FÍSICA

Ciclo II – Segunda Etapa 7º e 8º anos do Ensino Fundamental de nove anos


Tema: Movimentos de ataque, defesa e floreio
Tempo: 45 min.

Objetivo Geral: apresentar aos alunos os movimentos da capoeira, evidenciando a sua importância cultural e de aprendizado na escola.


Conhecimentos prévios dos estudantes: domínio das ações motoras de locomoção e equilíbrio.

Objetivos Específicos


- Vivenciar e reconhecer as possibilidades dos elementos técnicos de ataque, defesas e floreios da cultura corporal da capoeira.

- Aplicar os conhecimentos adquiridos da arte-luta brasileira.

- Resgatar o valor histórico-social a partir da prática.


Conteúdos

Prática de movimentos de ataque, defesa e floreio em uma forma lúdica e demonstrando o contexto histórico.

Procedimentos Metodológicos

Introdução (10 min.): 
O professor posicionar os alunos em colunas e filas, parecido com a formação de um pelotão do exercito de modo que os alunos formem corredores, dois alunos não estarão na formação, um deles será o guarda, e o outro será um capoeirista que ira fugir do guarda. Os alunos sempre estarão de mão dadas com o colega do lado e os dois terão que correr por onde eles puderem sem fazer os colegas soltarem as mãos ou passar por baixo dos braços do colega, ao sinal do professor os alunos soltaram as mãos e darão um giro de 90° todos no mesmo sentido.
Aquecimento especifico:
Como na capoeira vários movimentos precisão de uma grande amplitude, é necessário um aquecimento especifico para evitar lesões e ter uma maior flexibilidade durante a realização dos movimentos, trabalhando um pouco mais os membros inferiores.

Parte principal (30 min):
Movimento de ataque. Benção
Partindo da ginga o aluno ira projetar o tronco para traz e dará um chute para frente com o joelho flexionado e estenderá na seqüência  com a ponta do pé voltada para cima usando a sola do pé e o mesmo pé usado volta para traz e ele retoma a ginga, sempre prestando atenção nos braços, pois, o braço que fará a proteção e equilíbrio.



Movimento de defesa: Cocorinha
Partindo da ginga o aluno ira flexionar a perna que esta atrás praticamente sentando encima do seu tornozelo deixando os dois pés paralelos levando a mão para trás para poder se apoiar no chão e o outro braço flexionado a frente da cabeça para fazer a proteção do rosto.



Movimento de floreio: Aú ou estrelinha
É um movimento dividido em 4 tempos, primeiro um dos pés vai a frente em seqüência o aluno ira flexionar o tronco para o lado do pé que esta a frente colocando a mão do mesmo lado no chão lembrando que a mão tem que estar encostada inteira no chão e não só os dedos em seguida ira colocar a outra mão no chão do jeito que as duas fiquem paralelas e por ultimo ira impulsionar o corpo com as pernas para o outro lado.



Volta á calma (7 min):
O professor organiza uma roda para gingar um pouco de capoeira mostrando os golpes ensinados em aula e caso saiba mais alguns ou tenha alguém na sala que saiba outros movimentos também demonstrar para os outros alunos.

Feed back (3 min.)
Ver se houve desenvolvimento a partir das ações motoras de ataque e defesa.


Materiais:
Som.

Referências 
RIBEIRO,Carlos e RIBEIRO,Marcos. http://issuu.com/pardalcapoeira/docs/atividades-ludicas-para-vivenciar-a-capoeira---car#download Atividades ludicas para vivenciar a capoeira.