Se
você, assim como nós graduandos de Educação Física, pretende ter uma iniciação
ou contato com ao mundo da luta, precisa conhecer alguns conceitos básicos para
entender que não basta apenas “sair no braço!”. E para sanar algumas duvidas
apresentamos o texto esquematizado a seguir, embasados no artigo de autores que
realmente entendem do assunto.
As
lutas provem de tempos primórdios, traz consigo diversos significados que podem
envolver cultura, religião, ritos, arte, tradição. Significados que podem ser trabalhados
dentro da educação física escolar, possíveis de adaptação ao contexto.
As
lutas sendo orientais ou ocidentais, são organizadas de acordo com seu objetivo
de combate, distancia entre oponentes, tipo de contato, ações motoras e o tipo
de meta, essas subdivisões podem nos auxiliar na escolha do ensino e sua
metodologia.
Conforme
o artigo podemos citar as classificações atribuídas as lutas por ESPARTERO (1999):
- Esporte de lutas com agarre: onde o agarre é o objetivo comum e projetar o oponente ao solo;
- Esporte
de lutas com golpe: que é subdividido de acordo com o golpe, por exemplo: golpe
apenas com punhos, apenas com a pernas
ou o conjunto.
- Esporte
de lutas com implemento: onde se toca o adversário com um implemento, como por
exemplo a espada.
No
contexto esportivo, de treinamento, avalia-se com riqueza de detalhes essas
classificações, já no contexto escolar, como defende GOMES (2008), essa
diferenciação apenas torna tudo mais confuso, uma vez que seu objetivo é
proporcionar a vivencia e o conhecimento entre os alunos.
Dentre
as formas de classificação de alguns autores, é defendida a apresentada por
HERNARES(2000), que divide as ações motoras de um combate em “derrubar o
adversário”, “golpear” e “tocar”, uma forma de apresentar o conhecimento sobre
luta sem se preocupar com sua modalidade.
Segundo
o modelo proposto por BAYER(1994) existem aspectos que são indispensáveis para
que uma atividade seja caracterizada luta, estes são chamados de Princípios
Condicionais da Luta:
- Contato
proposital: pode ocorrer de varias maneiras, um contato intencional usando
técnicas, táticas, para conquistar o objetivo da luta.
- Fusão
Ataque/Defesa: é o que diferencia a luta dos jogos, ataque e defesa podem
ocorrer simultaneamente por parte de ambos lutadores.
- Imprevisibilidade:
não se pode planejar estratégias, o que torna a luta imprevisível, uma vez que, cada oponente terá uma reação diferente a ação anterior.
- Oponentes
/Alvo: são os próprios lutadores, móveis, imprevisíveis.
- Regras:
é o que legitima um combate, são elas que ditam quase as táticas e técnicas a
serem utilizadas em cada uma das diversas modalidades.
Existem
uma grande variedade nas modalidades, mesmo contendo o mesmo principio
condicional, elas possuem sua própria historia, característica e tradição. As
modalidades variam conforme a situação:
- Curta
distancia: onde o contato é direto e o espaço entre oponentes é quase nulo. Em lutas de domínio como o judô, jiu-jutsu, greco-romana, etc.
- Media
distancia: o espaço entre lutadores é moderado e o golpe não depende do contato
para acontecer. Como karatê, tae-kwon-do, capoeira, muay thai, etc.
- Longa
distancia:existe maior distancia entre os adversários onde é necessário o uso
de implemento, como a espada, é preciso estar afastado pra se proteger. Um exemplo de longa distância seria a esgrima.
A
partir das considerações supracitadas, quanto aos princípios condicionais, as
formas e situações na dinâmica da luta, podemos contextualizar melhor esse
universo, entendendo que a aplicação na escola são múltiplas uma vez que
promove o desenvolvimento global do aluno.
Referências: GOMES, et al. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Campinas 2010.
Referências: GOMES, et al. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Campinas 2010.
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