domingo, 17 de junho de 2012

Relatório aula prática 31 mai.

Ataque e Defesa do Karate

A professora deu início à aula, relembrando os conteúdos trabalhados nas aulas anteriores, e foi discutido como construir o plano de aula utilizando a concepção crítica superadora.

Para o aquecimento, foi realizada a brincadeira mãe-cola, no entanto as regras eram diferentes:
Um aluno é escolhido para ser o “pegador”, e para ser descolado, outro colega deve tocar em quem foi pego, com um movimento de defesa. Por exemplo: o pegador cola o colega com um soco frontal, e esse deve ser descolado com uma defesa alta. As formas de colar e descolar foram modificados pelos alunos que dava sugestões utilizando os golpes e posições que já aprenderam.
Após a brincadeira sentamos em círculo, para discutir as possibilidades que poderiam ser utilizadas na escola, e realizamos outra atividade relacionada a história do Karate.

Realizamos um alongamento, coordenado por um dos alunos a pedido da professora. Relembramos também o kata Heian Shodan, o primeiro kata da paz, que havíamos realizados a duas aulas.
Toque o Objeto:
Em círculo, a professora numera os alunos de 1 a 4, cada numero deveria gravar uma palavra: alunos com número 1, deveriam guardar a palavra “Funakoshi”, alunos com número 2, deveriam guardar a palavra “Okinawa”, e os alunos com numero 3, a palavra “Karate” e alunos com número 4, a palavra "Japão". No meio do circulo fica um objeto, no caso, uma blusa. A professora começa a contar a história do Karate, e cada vez que diz uma das palavras, os alunos com essas respectivas, devem tocar o objeto no meio do círculo e retornar ao seu lugar.
Após o fim da história, a professora indagou os alunos sobre os fatos contados, a fim de fazê-los perceber como as crianças na escola podem aprender mesmo sem que percebam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário