A professora deu início à aula,
relembrando os conteúdos trabalhados nas aulas anteriores, e foi
discutido como construir o plano de aula utilizando a concepção crítica
superadora.
Para o aquecimento, foi realizada a brincadeira mãe-cola, no entanto as regras eram diferentes:
Um
aluno é escolhido para ser o “pegador”, e para ser descolado, outro colega deve tocar
em quem foi pego, com um movimento de defesa. Por exemplo: o pegador cola o
colega com um soco frontal, e esse deve ser descolado com uma defesa
alta. As formas de colar e descolar foram modificados pelos alunos que
dava sugestões utilizando os golpes e posições que já aprenderam.
Após
a brincadeira sentamos em círculo, para discutir as possibilidades que
poderiam ser utilizadas na escola, e realizamos outra atividade
relacionada a história do Karate.
Realizamos um alongamento, coordenado por um dos alunos a pedido da professora. Relembramos também o kata Heian Shodan, o primeiro kata da paz, que havíamos realizados a duas aulas.
Toque o Objeto:
Em
círculo, a professora numera os alunos de 1 a 4, cada numero deveria
gravar uma palavra: alunos com número 1, deveriam guardar a
palavra “Funakoshi”, alunos com número 2, deveriam guardar a palavra
“Okinawa”, e os alunos com numero 3, a palavra “Karate” e alunos com número 4, a palavra "Japão". No meio do circulo
fica um objeto, no caso, uma blusa. A professora começa a contar a
história do Karate, e cada vez que diz uma das palavras, os alunos com
essas respectivas, devem tocar o objeto no meio do círculo e retornar ao seu lugar.
Após o
fim da história, a professora indagou os alunos sobre os fatos
contados, a fim de fazê-los perceber como as crianças na escola podem
aprender mesmo sem que percebam.
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