quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Aula 23/11 - Jiu Jitsu

A aula foi orientada pelo nosso colega Guilherme Sanches, praticante de Jiu-Jitsu.

Primeiramente foi contextualizada a aula a partir de dois vídeos: um sobre a morte de Helio Gracie, patriarca do Jiu Jitsu brasileiro.

 
 E também um vídeo sobre seu filho, Royce Gracie, o primeiro a entrar no Hall of Fame do UFC

Foi realizado um aquecimento orgânico através da corrida normal, deslocamento lateral, flexão da coxo femoral, flexão da perna, polichinelo, flexão de coxo femoral e ombros alternados

 











Após o aquecimento foram feitos exercícios de deslocamento de quadril e rolamentos para frente e para trás







Foram feitas algumas demonstrações de golpes em relação à pontuação no jiu jitsu entre eles:
- Armlock
- 100 kg e americana
- Guarda com armlock
- Mata leão

A turma realizou a prática desses golpes
-Armlock
O armlock progressivamente os movimentos partindo da posição montada: escolhe o braço, mão na escápula, mão no peito, apoia o pé no chão, cruza a perna, puxa o braço com o polegar para cima.

- 100 kg
 O 100 kg começa com um em cima do outro, uma mão por trás da cabeça, trava-se a perna do oponente.
 
- Americana
A americana parte da posição do 100 kg, sendo que, o cotovelo fica do lado da cabeça e uma mão passa por baixo do braço o travando.



 - Guarda
A guarda parte do chão, onde o lutador em contato com as costas no solo com a guarda fechada domina o braço do oponente em pé, mão no peito, faz uma fuga de quadril, passa a perna pelo pescoço do oponente, o força para o chão e puxa o braço mantendo o polegar para cima.



- Mata leão
O mata leão é um golpe extremamente conhecido pelas pessoas, porém, sua aplicação não se deve aplicar maneira leiga.
Sequencialmente, atrás de seu oponente deve fazer um gancho nas pernas, passar o braço na frente do pescoço, a outra mão forçar a cabeça para frente e travar com o bíceps. Deve forçar para trás fazendo uma hiperextensão da coluna do adversário e o bloqueio das vias aéreas superiores. Na aplicação da escola deve-se tomar cuidado para não ocorrer desmaios ou outros tipos de lesões.

O Jiu Jitsu pode ser adaptado para a prática escolar através de jogos de oposição com alunos menores e progressivamente ser desenvolvido com maiores exigências e utilização de técnicas.
A nossa recomendação é que um especialista no assunto possa orientar a prática do jiu jitsu até mesmo na escola, pois, nem sempre o professor é capaz de orientar com maestria uma prática como essa. A especialização em algum tipo de luta também é altamente recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário