sábado, 17 de novembro de 2012

Aula do dia 19/10 e 16/11 - MMA

As aulas dos dias foram direcionadas a prática do MMA

Afinal, o que é MMA?

Do inglês, Mixed Martial Arts ou Artes Marciais Mistas na sua respectiva tradução em português é um estilo de combate que combina as mais diversas artes marciais em um único estilo de competição, hoje extremamente popular pela divulgação de torneios como o UFC, Strikeforce, entre outros.

  
No começo da aula, foi realizado uma conversa com a professora a respeito do MMA, que é dividido em três categorias:
Striker - golpes de percursão
Wrestling - golpes de projeção
Grappling - utilização de chaves e alavancas

Em seguida, foi realizado um aquecimento de forma técnica com uma corrida em formação de coluna onde o primeiro liderava o sentido da mesma. Depois foi trocado para deslocamento lateral, corrida de costas, etc.

O primeiro exercício foi a iniciação do single leg, onde em duplas, um dos alunos passava por baixo das pernas do outro, fazia o deslocamento lateral e agarrava uma das pernas. É de extrema importância o aluno aprender a realizar o movimento dos dois lados para desenvolver sua lateralidade.


Após isso, os alunos realizavam o movimento desde em pé, depois por baixo das pernas, deslocamento lateral e a queda utilizando o double leg.





A próxima atividade foi realizar a passagem de guarda, onde os alunos em duplas, deveriam tocar o abdomen do colega que estava no chão, e quem estava no chão deveria se movimentar para impedir que o colega tocasse. A próxima adaptação foi de quem estava em pé, subir por cima de quem estava no chão e depois era feito a troca.


NOTA: No aquecimento da aula do dia 16/11 foi realizada uma brincadeira onde os alunos se deslocavam pela quadra e quando era chamado o nome de um deles, os outros deveriam tentar derrubá-lo. O deslocamento era feito de várias formas: frente, lado, costas, etc.

A partir disso, foram feitas algumas imobilizações. Os alunos no chão, um passando o braço por baixo da perna do lado oposto e um braço por trás do pescoço. Era feita uma rotação, onde um montava por cima e travava as pernas e utilizava de chaves na região do pescoço. E a última com o abodmen na frente da cabeça do colega, um braço em volta do ombro e outro em volta do pescoço.

Foram feitas também brincadeiras como se fosse uma luta, partindo do ponto em pé os dois lutadores, deveriam derrubar o colega no chão e aplicar um movimento de imobilização ensinado. Lembrando que sempre respeitando o colega como um parceiro para prática e não um inimigo.

As outras atividades propostas eram da utilização de golpes de percursão (utilizados por Strikers). Em posição de tabuleiro, foram feitos os movimentos de jab, direto, upper e gancho.
Alguns movimentos do boxe utilizados na aula

A atividade sendo feita em duplas, um segurava um aparador para soco e o outro praticava a sequência demonstrada pela professora.
 
Aparador de socos

Ao final da aula, a professora apresentou as origens do então hoje conhecido MMA (mais reconhecido pelo UFC onde arrecada em média 1 bilhão por evento, mas também em outros eventos como o Strikeforce), o Vale-Tudo sempre representado pela familia Gracie, especialista em Jiu-Jutsu os torneios do Pride e um artigo em desenvolvimento sobre quais técnicas os atletas de cada categoria costumavam utilizar desde o flyweight até o peso-pesado (striker, grappling, wrestling), a prevalência de atletas por nacionalidade e campeões da atualidade, etc.
Os americanos lideram em quantidade de atletas neste tipo de esporte, com 4 campeões atuais e os brasileiros ocupam a segunda posição e 3 campeões atuais, porém, os americanos tem quase o dobro de atletas que participam.
Ter os materiais específicos na escola é realmente raro na situação atual, porém, a criação de materiais alternativos no contexto da aula são tão importantes para o desenvolvimento do aluno.
A aplicação deste estilo nas escolas é bastante válido, contudo, varia-se de turma para turma como é a aceitação das regras propostas para que o trabalho seja realmente efetivo em todos os seus aspectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário