sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Classificações das lutas


Se você, assim como nós graduandos de Educação Física, pretende ter uma iniciação ou contato com ao mundo da luta, precisa conhecer alguns conceitos básicos para entender que não basta apenas “sair no braço!”. E para sanar algumas duvidas apresentamos o texto esquematizado a seguir, embasados no artigo de autores que realmente entendem do assunto.
As lutas provem de tempos primórdios, traz consigo diversos significados que podem envolver cultura, religião, ritos, arte, tradição. Significados que podem ser trabalhados dentro da educação física escolar, possíveis de adaptação ao contexto.
As lutas sendo orientais ou ocidentais, são organizadas de acordo com seu objetivo de combate, distancia entre oponentes, tipo de contato, ações motoras e o tipo de meta, essas subdivisões podem nos auxiliar na escolha do ensino e sua metodologia.
Conforme o artigo podemos citar as classificações atribuídas as lutas por ESPARTERO (1999):
- Esporte de lutas com agarre: onde o agarre é o objetivo comum e projetar o oponente ao solo;
- Esporte de lutas com golpe: que é subdividido de acordo com o golpe, por exemplo: golpe apenas com punhos, apenas com a pernas  ou o conjunto.
- Esporte de lutas com implemento: onde se toca o adversário com um implemento, como por exemplo a espada.
No contexto esportivo, de treinamento, avalia-se com riqueza de detalhes essas classificações, já no contexto escolar, como defende GOMES (2008), essa diferenciação apenas torna tudo mais confuso, uma vez que seu objetivo é proporcionar a vivencia e o conhecimento entre os alunos.
Dentre as formas de classificação de alguns autores, é defendida a apresentada por HERNARES(2000), que divide as ações motoras de um combate em “derrubar o adversário”, “golpear” e “tocar”, uma forma de apresentar o conhecimento sobre luta sem se preocupar com sua modalidade.
Segundo o modelo proposto por BAYER(1994) existem aspectos que são indispensáveis para que uma atividade seja caracterizada luta, estes são chamados de Princípios Condicionais da Luta:
- Contato proposital: pode ocorrer de varias maneiras, um contato intencional usando técnicas, táticas, para conquistar o objetivo da luta.
- Fusão Ataque/Defesa: é o que diferencia a luta dos jogos, ataque e defesa podem ocorrer simultaneamente por parte de ambos lutadores.
- Imprevisibilidade: não se pode planejar estratégias, o que torna a luta imprevisível, uma vez que, cada oponente terá uma reação diferente a ação anterior.
- Oponentes /Alvo: são os próprios lutadores, móveis, imprevisíveis.
- Regras: é o que legitima um combate, são elas que ditam quase as táticas e técnicas a serem utilizadas em cada uma das diversas modalidades.
Existem uma grande variedade nas modalidades, mesmo contendo o mesmo principio condicional, elas possuem sua própria historia, característica e tradição. As modalidades variam conforme a situação:
- Curta distancia: onde o contato é direto e o espaço entre oponentes é quase nulo. Em lutas de domínio como o judô, jiu-jutsu, greco-romana, etc.
- Media distancia: o espaço entre lutadores é moderado e o golpe não depende do contato para acontecer. Como karatê, tae-kwon-do, capoeira, muay thai, etc.
- Longa distancia:existe maior distancia entre os adversários onde é necessário o uso de implemento, como a espada, é preciso estar afastado pra se proteger. Um exemplo de longa distância seria a esgrima.
A partir das considerações supracitadas, quanto aos princípios condicionais, as formas e situações na dinâmica da luta, podemos contextualizar melhor esse universo, entendendo que a aplicação na escola são múltiplas uma vez que promove o desenvolvimento global do aluno.

Referências: GOMES, et al. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Campinas 2010.

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