quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Relatório aula prática 23 fev.


JOGOS DE OPOSIÇÃO

Aquecimento geral: Foi feita uma brincadeira lúdica de "Mãe aranha". Um dos alunos tinha que ficar no chão e para se movimentar só podia usar 4 apoios (mãos e pés), quando esse aranha pegar algum dos seus colegas esse colega se junta a ele virando outra aranha e ajudando ele a pegar o resto da turma assim sucessivamente até pegar toda a turma. A brincadeira foi realizada duas vezes e na seqüência uma variação dela que era "Mãe saci". Agora o aluno que pega só pode se mover pulando com um pé quando ele pega alguém esse alguém ajuda ele a pegar os demais. 
Os dois exercícios são de rapidez e atenção que também são características de jogos de oposição. Logo após foi feito o aquecimento neuromuscular.

Primeira Atividade: A turma foi dividida em duas equipes, uma equipe de roupa escura e outra com roupa clara. Agora a aula tem seu foco em alguns jogos de oposição uma bola é colocada no meio do tatame e dois círculos um em cada lado do tatame, o objetivo é pegar a bola e levar até seu circulo fazendo o "gol" sem ficar em pé e sem que seu colega consiga pegar a bola e fazer o gol dele. Nessa brincadeira temos que bolar uma estratégia algumas táticas tanto de defesa quanto de ataque usando o toque a pegada tentando bloquear seu adversário resistindo a defesa dele livrando-se ou esquivando até realizar seu objetivo. Logo esse jogo era de conquista de objetivo. Para escolher os ditos adversários cada aluno do grupo foi numerado sequencialmente até todos receberem uma numeração. A professora gritava um número e a dupla ia em direção a bola e começava a disputa. 

Segunda Atividade: O jogo se resumia a conquista de território. Uma equipe em cada lado do tatame e uma bola no fundo do lado de cada equipe. O objetivo era invadir a base do inimigo, conquistar a bola no fundo do tatame e levar até o seu lado. Assim como no exercício anterior, há a necessidade de uma estratégia e varias aptidões físicas são utilizadas durante ambos os exercícios tais como: resistência aeróbica, força, velocidade.

Terceira Atividade: Essa atividade era em duplas onde os alunos estão em decúbito ventral com quatro apoios e o objetivo é desequilibrar o seu oponente acertando golpes abaixo do cotovelo. Uma variação desse mesmo exercício, cada um vai segura uma das pernas de seu colega ficando os dois juntos com apenas uma perna no chão cada um e tentando desequilibrar seu parceiro sem cair com ele. Esse é um jogo de desequilíbrio obviamente.

Ao final da aula foi feito o relaxamento para a volta a calma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário