sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Relatório aula prática 16 fev.

As aulas práticas foram direcionadas pela Prof. Ms. Keith Mary de Souza Sato Urbinati.

Aquecimento
: A aula começou com os alunos fazendo um círculo e cada um, sequencialmente fazendo um movimento de lutas de seu conhecimento e dizendo seu nome. Quem não possuia nenhum conhecimento prévio sobre o assunto, apenas reproduzia algum movimento e observava os colegas proporcionando desde este momento, uma troca de experiências.

Gymnastic ball
Primeira Atividade: Deslocando-se de acordo com o ritmo das batidas de palma da professora (em ritmos variados), os alunos quando as palmas parassem, tocar no colega na parte que foi indicada pela professora (ex. joelho, cabeça, etc).

Segunda Atividade: Essa atividade é feita em duplas, os alunos deveriam realizar um tipo de cumprimento/reverência e ao sinal da professora, eles deveriam tocar no ombro, abdomen ou joelhos do seu oponente. Trocava-se de dupla para sentir as diferenças de um colega para outro, criando uma dinâmica para produzir estratégias de como acertar o oponente.

A primeira atividade representa a percursão, com a movimentação por todo o espaço utilizado na aula (no caso o tatame), utilizando a esquiva como meio de fugir dos toques.
 
A segunda atividade proporciona a vivência da prática de uma luta de percursão alternando de ataque para defesa rapidamente mas com o espaço mais restrito.

Terceira Atividade: Continuando em duplas, os alunos sentam-se de costas um para o outro, pernas estendidas e as mãos na altura da orelha, com uma bola de gymnastic ball entre eles. Ao sinal da professora, eles deveriam segurar a bola e impedir que o colega a pegasse.

Quarta Atividade: Agora as bolas são retiradas e os alunos encostam nas costas um do outro. O objetivo da atividade é fazer o colega encostar as costas no chão.

A terceira e quarta atividade classificam-se como de domínio, apenas muda-se o enfoque primeiro o domínio da bola e depois o dominio do corpo.

Visão Geral e conclusão

Percebemos que as lutas não são necessários apenas os movimentos sólidos de ataque ou defesa das artes marciais e que podem ser trabalhadas de forma lúdica, desenvolvendo a motricidade, raciocínio, força, capacidade cardiorespiratória e a inclusão de toda a turma na atividade. Algumas escolas não terão estrutura para realização de algumas atividades (falta de espaço, material, etc), porém, é necessário a capacidade de adaptação das atividades, não privando os alunos de ter essa vivência e conhecimento.

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