EDUCAÇÃO
FÍSICA
Ciclo II – Segunda Etapa 7º e 8º anos do Ensino
Fundamental de nove anos
Tema: Movimentos de ataque, defesa e floreio
Tempo: 45
min.
Objetivo Geral: apresentar aos alunos os movimentos da capoeira, evidenciando
a sua importância cultural e de aprendizado na escola.
Conhecimentos prévios dos estudantes: domínio das ações motoras de locomoção e equilíbrio.
Objetivos Específicos
- Vivenciar e
reconhecer as possibilidades dos elementos técnicos de ataque, defesas e
floreios da cultura corporal da capoeira.
- Aplicar
os conhecimentos adquiridos da arte-luta brasileira.
- Resgatar o valor histórico-social
a partir da prática.
Conteúdos
Prática de movimentos de ataque, defesa e floreio em uma forma lúdica e demonstrando o contexto histórico.
Procedimentos Metodológicos
Introdução (10 min.):
O professor posicionar os alunos em colunas e
filas, parecido com a formação de um pelotão do exercito de modo que os alunos
formem corredores, dois alunos não estarão na formação, um deles será o guarda,
e o outro será um capoeirista que ira fugir do guarda. Os alunos sempre estarão
de mão dadas com o colega do lado e os dois terão que correr por onde eles
puderem sem fazer os colegas soltarem as mãos ou passar por baixo dos braços do
colega, ao sinal do professor os alunos soltaram as mãos e darão um giro de 90°
todos no mesmo sentido.
Aquecimento especifico:
Como na capoeira vários movimentos precisão
de uma grande amplitude, é necessário um aquecimento especifico para evitar
lesões e ter uma maior flexibilidade durante a realização dos movimentos,
trabalhando um pouco mais os membros inferiores.
Parte principal (30 min):
Movimento de ataque. Benção
Partindo da ginga o aluno ira projetar o tronco
para traz e dará um chute para frente com o joelho flexionado e estenderá na
seqüência com a ponta do pé voltada para
cima usando a sola do pé e o mesmo pé usado volta para traz e ele retoma a
ginga, sempre prestando atenção nos braços, pois, o braço que fará a proteção e
equilíbrio.
Movimento de defesa: Cocorinha
Partindo da ginga o aluno ira flexionar a
perna que esta atrás praticamente sentando encima do seu tornozelo deixando os
dois pés paralelos levando a mão para trás para poder se apoiar no chão e o
outro braço flexionado a frente da cabeça para fazer a proteção do rosto.
Movimento de floreio: Aú ou estrelinha
É um movimento dividido em 4 tempos, primeiro
um dos pés vai a frente em seqüência o aluno ira flexionar o tronco para o lado
do pé que esta a frente colocando a mão do mesmo lado no chão lembrando que a
mão tem que estar encostada inteira no chão e não só os dedos em seguida ira
colocar a outra mão no chão do jeito que as duas fiquem paralelas e por ultimo
ira impulsionar o corpo com as pernas para o outro lado.
Volta
á calma (7 min):
O
professor organiza uma roda para gingar um pouco de capoeira mostrando os
golpes ensinados em aula e caso saiba mais alguns ou tenha alguém na sala que
saiba outros movimentos também demonstrar para os outros alunos.
Feed back (3 min.)
Ver se houve desenvolvimento a partir das
ações motoras de ataque e defesa.
Materiais:
Som.
Referências
RIBEIRO,Carlos e RIBEIRO,Marcos. http://issuu.com/pardalcapoeira/docs/atividades-ludicas-para-vivenciar-a-capoeira---car#download
Atividades ludicas para
vivenciar a capoeira.




Nenhum comentário:
Postar um comentário