sábado, 1 de setembro de 2012

Plano de aula III - capoeira

EDUCAÇÃO FÍSICA

Ciclo II – Segunda Etapa 7º e 8º anos do Ensino Fundamental de nove anos


Tema: Movimentos de ataque, defesa e floreio
Tempo: 45 min.

Objetivo Geral: apresentar aos alunos os movimentos da capoeira, evidenciando a sua importância cultural e de aprendizado na escola.


Conhecimentos prévios dos estudantes: domínio das ações motoras de locomoção e equilíbrio.
Objetivos Específicos

- Vivenciar e reconhecer as possibilidades dos elementos técnicos de ataque, defesas e floreios da cultura corporal da capoeira.

- Aplicar os conhecimentos adquiridos da arte-luta brasileira.

- Resgatar o valor histórico-social a partir da prática.

Conteúdos

Prática de movimentos de ataque, defesa e floreio em uma forma lúdica e demonstrando o contexto histórico.

Procedimentos Metodológicos

Introdução (10 min.):
É divida a sala em dois grupos, um grupo é a delegação portuguesa que leva suprimentos para a cidade e o outro grupo é dos escravos que vivem no quilombo. Os suprimentos vão ser representados por fitas (ou outro material) colocados na cintura e quando o professor dar o sinal os escravos tem que roubar as fitas da cintura dos portugueses o mais rápido possível. Quem perde a fita vira escravo e tenta roubar a fita dos restantes. Acaba a atividade quando todos os portuguesses perderem as fitas.

Parte principal (20 min):
Movimento de ataque. Meia-lua
Partindo da ginga o aluno irá parar com os pés paralelos e fazer o movimento da meia lua e retornar com o pé para trás da linha do corpo. Depois será feito a meia lua com o pé partindo de trás da linha do corpo, sempre prestando atenção nos braços, pois, o braço fará a proteção e equilíbrio.

Movimento de defesa: Esquiva lateral
Partindo da ginga o aluno irá flexionar as pernas flexionar o quadril lateralmente e colocar o braço em frente ao rosto. O braço que fica atrás fica estendido atrás do tronco.

Movimento de floreio: Chapéu de couro
Em pé, o aluno irá fazer o movimento como estivesse indo sentar, no meio do caminho, irá cruzar as pernas e apoiar uma mão atrás da linha da cabeça para dar apoio e impulsionando com as pernas o corpo para passar por cima do mesmo. No meio do giro colocará a outra mão para ajudar no equilíbrio.

Volta á calma (10 min):
O professor organiza uma roda para gingar um pouco de capoeira mostrando os golpes ensinados em aula e caso saiba mais alguns ou tenha alguém na sala que saiba outros movimentos também demonstrar para os outros alunos.

Feed back (5 min.)
Ver se houve desenvolvimento a partir das ações motoras de ataque e defesa.

Materiais:

Som

Referências 
RIBEIRO,Carlos e RIBEIRO,Marcos. http://issuu.com/pardalcapoeira/docs/atividades-ludicas-para-vivenciar-a-capoeira---car#download Atividades ludicas para vivenciar a capoeira.


Um comentário:

  1. No deposit bonus codes, casino bonus codes, gambling online
    The casino 경기도 출장안마 offers a number of attractive 여수 출장샵 welcome bonus 서산 출장마사지 codes and free spins. The welcome bonus is 과천 출장안마 a type of 경주 출장마사지 bonus that allows you to get to play

    ResponderExcluir