EDUCAÇÃO
FÍSICA
Ciclo II – Segunda Etapa 7º e 8º anos do Ensino
Fundamental de nove anos
Tema: História
e Filosofia da capoeira
Tempo: 45
min.
Objetivo Geral: apresentar aos alunos a história, onde e porque surgiu a capoeira, evidenciando
a sua importância cultural e de aprendizado na escola.
Objetivos Específicos
- Apresentar
aos alunos a elementos históricos e filosóficos da capoeira e como foi
difundida no Brasil.
- Identificar o conhecimento já
existente produzindo uma interação sobre a arte-luta com diálogo por parte dos
alunos.
Conteúdos
História e filosofia da capoeira.
Procedimentos Metodológicos
Introdução (10 min.):
Iniciar a aula cumprimentando os alunos, pedir
para que formem um semi-círculo, fazer a chamada, e abrir uma discussão sobre o
tema, perguntar se alguém na classe conhece ou já praticou/pratica capoeira, ou
até mesmo acompanham competições ou apresentações.
Aula propriamente
dita (20 min.):
História da capoeira:
A capoeira teve sua
origem pelos negros em meados do século XVI no Brasil, principalmente em
grandes cidades portuárias com a chegada de navios negreiros, foi desenvolvido com
o objetivo de defesa e fuga das senzalas na busca da emancipação da escravidão,
formando quilombos no meio das florestas onde viviam. Era uma luta violenta,
sangrenta e muitas vezes mortal.
No século XX,
Mestre Bimba foi uns dos principais capoeiristas que buscaram apresentar a
capoeira como uma luta nacional, e não com a imagem de prática denegrida pela
sociedade. Então, levou até o presidente Getúlio Vargas, onde foi feita uma
apresentação pelo Mestre Bimba e outros capoeiristas do mesmo movimento, que
ficou impressionado e tornando a capoeira como patrimônio cultural do Brasil.
Sendo um dos primeiros passos para a valorização da capoeira no próprio país
que a desprezou.
A palavra capoeira
foi generalizada para vários fins, tanto para os praticantes como bandidos,
malfeitores de toda ordem. No século XIX foram encontrados vários registros
policiais indicando a presença da capoeira no país, além disso, várias etnias
praticavam a capoeira além dos negros como índios, mestiços e até alguns
imigrantes europeus. No final do século XIX, o então presidente da época
Deodoro da Fonseca, a transformou em crime passível de prisão de dois a seis
meses na ilha de Fernando de Noronha.
Filosofia da capoeira:
A capoeira tem como um dos seus maiores
objetivos é tratar todos como iguais, por isso é feito uma roda, não tem começo
e nem fim. O mestre pode aprender com o aluno tanto como o inverso. Antes de
tratar como luta a capoeira, ela é uma expressão do corpo através da liberdade
do movimento, lembrando as lutas que os negros tiveram contra os regimes
escravocratas dos brancos desde o Brasil Colonial.
Ao final da aula
pedir para os alunos produzirem um texto sobre o que pensam sobre a capoeira e
qual a importância dela para eles.
Atividade pratica (10
min.):
Com os alunos
posicionados em círculo, pedir que façam um movimento de capoeira, ou até mesmo
de ginástica,proporcionando uma prévia da vivência que terão nas próximas aulas.
Avaliação da aula e dos objetivos
Feed back (5 min.)
Os alunos estarão sentados formando um circulo o
professor irá relembrar com a classe tudo o que foi discutido.
Materiais
Imagens, slides, etc.
Referências
Tubino, Manoel José
Gomes.; Lussac, Ricardo Martins Porto. Capoeira: História e trajetória de um
patrimônio cultural do Brasil. Revista da Educação Física/UEM. Maringá. v 20. p
7-16 1 trim. 2009.
http://www.revue-silene.com/images/30/extrait_67.pdf
A capoeira, uma filosofia do corpo. Camille Dumoilé.
http://www.capoeirapedagogica.com.br/index.asp?a=projeto&c=projeto_importanciapedagogica Capoeira Pedagógica na Escola
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