quarta-feira, 16 de maio de 2012

Karate: Origens, filosofia e elementos técnicos


O karate na sua forma mais primitiva surgiu na India há 5 mil anos atrás (Cunha e Carvalho, 1989),já o Karate que conhecemos hoje tem sua origem associada a ilha de Okinawa, província no extremo sul do Japão(Plüger, 2000), muitos mestres das artes marciais saiam da ilha e secretamente iam para China para aperfeiçoar seus conhecimentos, por esse motivo denominam a arte de “mão da China”, posteriormente Gichin Funakoshi (1868-1957) difundiu a modalidade a partir de 1920 no Japão, e em meados de 1950 o karate chegou ao Brasil, o discípulo da arte marcial renomeia o karate como “caminho das mãos vazias”  ou a luta das mãos vazias, o karate usa o próprio corpo como defesa pessoal, sem utilizar armas ou equipamentos, pois segundo a sua história, ele surge em um momento onde o uso de armas era proibido no Japão.
Praticado em um local chamado ‘dojo’, tem como vestimenta o ‘gui’, um quimono de algodão.
  Elementos: - kihon que é a técnica fundamental de base, socos e pontapés;
                     - katas que são as sequências de movimentos e golpes frente a um inimigo imaginário;
                     -kumite que é o combate em si, utilizando as técnicas do kihon e dos katas.

No Karatê são dez faixas como a branca, amarelo, laranja, bordô, azul, verde, roxa, marron2 marrom1, preta.

O karate também apresenta 5 estilos (escolas) de luta: o Goju-Ryu que combina bloqueio e contra ataque rápido; o Shotokan com movimentos rápidos e ênfase no equilíbrio corporal; o Shito-Ryu com predomínio dos movimentos dos Katas; o Wado-Ryu com imobilizações, esquivas e projeções; e o Shorin-Ryu com ênfase no respeito e na disciplina.
O karate é influenciado por uma mentalidade religiosa, existe uma saudação inicial e final em sinal de respeito e obediência , baseado na meditação tem como filosofia a formação de um homem honesto, de bom caráter , espírito e personalidade, mantendo atitude serena pacifica e harmoniosa com total controle mental.

Contributos para o ensino e aprendizagem do karate.<http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/22379/2/17905.pdf>
Repensando a história do karate contada no Brasil <http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v25n2/11.pdf> acesso em 15 de maio de 2012.

Um comentário:

  1. Top 10 videos for 'Fantastic League' on YouTube - Videodl.cc
    Top 10 videos for 'Fantastic League' on YouTube · 10. Castlevania: Bloodlines · 9. Castlevania: Bloodlines · 8. Ristar 유튜브 · 7. Samurai Master: The

    ResponderExcluir