quarta-feira, 16 de maio de 2012

Plano de aula Karate I - Princípios históricos


ESCOLA XXX
EDUCAÇÃO FÍSICA

Ciclo II – Segunda Etapa 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de nove anos

Professores: Alexandre, Lucilene, Luiz Henrique e Paola
Disciplina: Educação Física
Tema: História e filosofia do Karate
Data: 18/05/2012
Horário: 8h 45min
Tempo: 45 min

Objetivo Geral: apresentar aos alunos a história, onde e porque surgiu o karate, mostrando a importância de sua utilização na escola.
Conhecimentos prévios dos estudantes: domínio das ações motoras de locomoção


OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
- apresentar aos alunos a história do karate e seus criadores.
- apresentar a filosofia do karate.
- identificar o conhecimento já existente sobre a modalidade por parte dos alunos.
- apresentar, vestimentas e ambiente do karate.

CONTEÚDOS
História e filosofia do karate

  PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
  
Introdução (10 min.):
Iniciar a aula cumprimentando os alunos, pedir para que formem um círculo, fazer a chamada, e abrir uma discussão sobre o tema, perguntar se alguém na classe conhece ou já praticou o karate, ou até mesmo se já acompanharam pelas televisão competições ou apresentações.
 
Aula propriamente dita (20 min.):
História do karate:
O karate teve sua origem em forma mais primitiva há 5 mil anos na India, o karate moderno , que conhecemos, foi desenvolvido na ilha de Okinawa, muitos mestres saiam da ilha e seguiam secretamente para China, para ampliarem seus conhecimentos, por isso deram o nome Karate que significa mão da china, posteriormente ouve a proibição das armas, então Gichin Funakoshi (pai do karate moderno) chamou o karate de arte das “mãos vazias”. Entre as histórias do karate, podemos citar as ideias de que o Karate
surgiu a partir das práticas de imitar animais, de indianos que ensinaram os shaolin. A arte foi introduzida nas principais ilhas do arquipélago japonês em 1922. O Karate enfatiza as técnicas de ataque (socos e pontapés) ao invés das técnicas de luta corpo-a-corpo.
A prática do Karate pode ser dividida em três partes principais: kihon, kumite e kata.Kihon é o estudo dos movimentos básicos.Kumite significa luta e pode ser executada de forma definida ou de forma livre (randori).Kata significa forma e é uma espécie de luta contra um inimigo imaginário expressa em sequências fixas de movimentos.
Mostrar fotos, e vídeos de competições e se possível levar vestimentas para sala de aula, para que os alunos possam conhecer.
Filosofia do karate:
O karate foi fortemente influenciado pela religião, sua prática é realizada com muita meditação, o objetivo é formar um homem honesto, com bom caráter, espírito e autocontrole. Sempre é realizada a saudação inicial e final, como forma de respeito mutuo , obediência e equilíbrio da mente.
Pedir aos alunos que desenhem o que entenderam

Atividade pratica (10 min.):
Com os alunos posicionados em círculo, pedir que façam uma pose representando um animal, os colegas, repetem a forma do colega, assim até que todos da classe participem.

AVALIAÇÃO DA AULA E OBJETIVOS

Feed back (5 min.)
Os alunos estarão sentados formando um circulo o professor irá relembrar com a classe tudo o que foi discutido.

MATERIAIS

Folha sulfite, lápis de cor, data show 

REFERÊNCIAS

Contributos para o ensino e aprendizagem do karate.<http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/22379/2/17905.pdf. Acesso em 15 mai 2012
Repensando a história do karate contada no Brasil<http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v25n2/11.pdf> acesso em 15 mai 2012.

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