quarta-feira, 16 de maio de 2012

Plano de aula Karate II - Tecnicas de ataque e defesa


ESCOLA XXX
EDUCAÇÃO FÍSICA
Ciclo II – Segunda Etapa 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de nove anos

Professores: Alexandre, Lucilene, Luiz Henrique e Paola
Disciplina: Educação Física
Tema: Ataques Karate
Data: 25/05/2012
Horário: 8h 45min
Tempo: 50 min
Objetivo Geral: apresentar aos alunos movimentos básicos de ataque e defesa do karate, respeitando sua filosofia como arte marcial e promovendo um ensino lúdico no âmbito escolar.

Conhecimentos prévios dos estudantes: domínio das ações motoras de locomoção e equilíbrio

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Promover a vivência da prática corporal através da arte marcial karate
- Desenvolver a observação entre indivíduos e suas diferenças
- Estimular ações motoras de ataque
- Promover o desenvolvimento da lateralidade
- Construir possibilidades de movimento com apoio dos professores e colegas
- Apresentar, bases e golpes básicos.

CONTEÚDOS
Técnicas de ataque e defesa do karate

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
  
Introdução (20 min.):
 Iniciar a formando um círculo, fazer a chamada, ensinar e fazer a saudação do karate em pé, perguntar se alguém na classe conhece ou já praticou o karate, ou até mesmo se já acompanharam pela televisão as competições ou apresentações. Apresentar vídeos do golpe mai-geri.

Introdução (20 min.):
 Iniciar a formando um círculo, fazer a chamada, ensinar e fazer a saudação do karate em pé, perguntar se alguém na classe conhece ou já praticou o karate, ou até mesmo se já acompanharam pela televisão as competições ou apresentações. Apresentar vídeos do golpe mawashi-geri.

Aquecimento (10 min.):
Siga o mestre
Os alunos irão brincar de siga o mestre, eles estarão em fila e o líder da fila deve caminhar e mostrar algum golpe que conheça ou movimento, depois que fizer seu movimento, vai para o final da fila e o próximo faz seu movimento até voltar no primeiro para demonstrar as experiências que cada um tem diante da luta.

Parte principal (15 min.):

Golpe Mawashi-Geri:
Será ensinado pedagogicamente o movimento do mawashi-geri.
O mawashi geri partindo da posição base do karate com as pernas semiflexionadas, uma a frente da linha do quadril e outra atrás, com o tronco voltado para frente, flexionando o joelho e elevando lateralmente, após isso, deverá ser feita a rotação do quadril para o lado oposto a da perna que foi levantada e a extensão da perna, utilizando o peito do pé para acertar o alvo. Finalizando o movimento, o corpo deve-se voltar a posição inicial.

Será feito um jogo de estafeta, onde a turma será dividida em duas equipes. Será posicionado um aparador no lado oposto das duas filas. Cada aluno deverá correr e chutar o aparador e voltar para o final da fila fazendo todos chutarem. Vence quem terminar primeiro o rodízio.
AVALIAÇÃO DA AULA E OBJETIVOS

Feed back (10 min.)
Os alunos estarão sentados formando um circulo o professor irá pontuar os pontos importantes da aula e pedir que os alunos apresentem qual foi a importância da aula para eles.

MATERIAIS
Aparador

REFERÊNCIAS

Golpes de Karatê:técnicas de defesa/bloqueio básicas  http://ihaa.com.br/golpes-de-karatetecnicas-de-defesabloqueio-basicas/ acesso em 15 de maio de 2012.
Budokan. Karate http://budokan.forumeiros.com/t33-como-fazer-mawashi-geri 

Nenhum comentário:

Postar um comentário