ESCOLA
XXX
EDUCAÇÃO
FÍSICA
Ciclo II – Segunda Etapa 4º e 5º anos do Ensino
Fundamental de nove anos
Professores: Alexandre, Lucilene, Luiz Henrique e Paola
Disciplina: Educação Física
Tema: História e filosofia do Karate
Data: 18/05/2012
Horário: 8h 45min
Tempo: 45 min
Objetivo Geral: apresentar aos alunos a história, onde e porque surgiu
o karate, mostrando a importância de sua utilização na escola.
Conhecimentos prévios dos estudantes: domínio das ações motoras de locomoção
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- apresentar
aos alunos a história do karate e seus criadores.
- apresentar
a filosofia do karate.
- identificar o conhecimento já
existente sobre a modalidade por parte dos alunos.
- apresentar, vestimentas e ambiente do karate.
- apresentar, vestimentas e ambiente do karate.
CONTEÚDOS
História e filosofia do karate
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Introdução (10 min.):
Iniciar a aula cumprimentando os alunos,
pedir para que formem um círculo, fazer a chamada, e abrir uma discussão
sobre o tema, perguntar se alguém na classe conhece ou já praticou o karate,
ou até mesmo se já acompanharam pelas televisão competições ou apresentações.
Aula
propriamente dita (20 min.):
História do karate:
História do karate:
O karate teve sua origem em forma
mais primitiva há 5 mil anos na India, o karate moderno , que conhecemos, foi
desenvolvido na ilha de Okinawa, muitos mestres saiam da ilha e seguiam
secretamente para China, para ampliarem seus conhecimentos, por isso deram o
nome Karate que significa mão da china, posteriormente ouve a proibição das
armas, então Gichin Funakoshi (pai do karate moderno) chamou o karate de arte
das “mãos vazias”. Entre as histórias do karate, podemos citar as ideias de
que o Karate
surgiu a partir das práticas de
imitar animais, de indianos que ensinaram os shaolin. A arte foi introduzida nas principais ilhas do arquipélago japonês em
1922. O Karate enfatiza as técnicas de ataque (socos e pontapés) ao invés das
técnicas de luta corpo-a-corpo.
A prática do Karate pode ser
dividida em três partes principais: kihon, kumite e kata.Kihon é o estudo dos movimentos
básicos.Kumite
significa luta e pode ser executada de forma definida ou de forma livre
(randori).Kata
significa forma e é uma espécie de luta contra um inimigo imaginário expressa
em sequências fixas de movimentos.
Mostrar fotos, e vídeos de competições e se possível levar
vestimentas para sala de aula, para que os alunos possam conhecer.
Filosofia do karate:
O karate foi fortemente influenciado pela religião, sua
prática é realizada com muita meditação, o objetivo é formar um homem
honesto, com bom caráter, espírito e autocontrole. Sempre é realizada a
saudação inicial e final, como forma de respeito mutuo , obediência e
equilíbrio da mente.
Pedir aos
alunos que desenhem o que entenderam
Atividade
pratica (10 min.):
Com os
alunos posicionados em círculo, pedir que façam uma pose representando um
animal, os colegas, repetem a forma do colega, assim até que todos da classe
participem.
AVALIAÇÃO DA AULA E OBJETIVOS
Feed back (5 min.)
MATERIAIS
AVALIAÇÃO DA AULA E OBJETIVOS
Feed back (5 min.)
Os alunos estarão sentados formando um circulo o professor
irá relembrar com a classe tudo o que foi discutido.
MATERIAIS
Folha sulfite, lápis de cor, data show
REFERÊNCIAS
Contributos para o ensino e aprendizagem do karate.<http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/22379/2/17905.pdf. Acesso em 15 mai 2012
Repensando a história do karate contada no Brasil<http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v25n2/11.pdf>
acesso em 15 mai 2012.
Muito bom o post... Me ajudou bastante... Obrigada!!!!
ResponderExcluir